quinta-feira, 19 de maio de 2011

Kumari, festival em Durbar Skare..


No domingo fui encontrar minha amiga Isabela em Patam Durbar Skare, um lugar lindo aqui no meio de KTM, um pedaço das antigas construções, templos e mais templos... entrei seguindo um nepalês porque não sabia onde era e acabei entrando por uma das milhões de entradas, e não precisei pagar, depois de tanto aperto com os carros nas ruas estreitas dei de cara com um pátio enorme com templos budhistas e hinduístas.. e outros que não consigo saber, parecem misturados... a maioria deles.
Cada vez me sinto mais em casa, tenho podido entrar nos templos hinduístas... era dia de festival, Machhindrnath, havia um bocado de gente... e fomos lá... de longe dava para ver, duas torres de bambu, grandes... uns 20m cada uma, cobertas com palha... tortas, com um cara encima ameaçando jogar um côco no povo... e jogou, aquela multidão então começou correr atrás do cara que pegou o coco, deu medo, nos enfiamos numa viela e esperamos a galera passar... depois encontramos esses meninos voltando e festejando... não entendi nada, só sei que era uma festa buddhista.
Encontrei também um monte de meninos com a roupa da seleção.. desculpe a ignorância, mas somos tão famosos ainda por conta do Pelé? Agora claro tem a nova geração... Kaká, Ronaldos e Roberto Carlos...
É engraçado, mas os estrangeiros sempre vem falar assim: Ahhh Brasil, samba, Pelé, carnaval, mulataaaaa??? E um clichê danado sobre nossa beleza, sobre belos e quentes amantes... tirando a cantada barata, gente é gente em qualquer canto do mundo, bonito, feio, arrumado, largado... acham que o carnaval é só samba e que somos um país de férias... kkkk coitado de nós. 

No caminho desse festival, encontramos em um templinho, junto com um grupo de homens cantando bajans... eu filmei.. mas minha câmera não passa para o computador... uma pena, encontramos a Kumari Real de Kathimandu, essa menina ai da foto (a tradição ou culto a virgem é antiga sendo praticada na Índia há mais de 2600 anos e no Nepal é datado do séc. 17), Kumari em nepali significa virgem, esse título é dado ao aspecto vivo de Durga, Devi Kumari, essa criança foi selecionada através de testes dos quais não sei, no caso dessa com 3 anos de idade,
A Kumari Real é escolhida a partir da casta Shakya Newar que é a casta a que pertencia Buda. Ela é rigorosamente testada, assim como as outras candidatas, e seu legado vai até que tenha sua menstruação dando seu lugar a uma sucessora, essa criança ia ou vai na escola normal, mas me parece que antes ela era educada no palácio e separada dos pais, esses que estão do lado dela na foto imagino que sejam os pais pois já não há mais rei, e vários devotos iam aos seus pés colocar dinheiro e pedir benção... essa criança agora pelo que sei não pode mais pisar no chão da rua, sair de casa e tem permissão para suas amiguinhas irem visitá-la uma vez na semana para brincar, ela não pode sangrar, se arranhar ou contrair alguma doença... agora não faço idéia sendo ela uma Deusa viva como é perder a divindade quando ficar mais velha... para os atributos necessários seu horóscopo antigamente era comparada com a do rei, entretanto, a monarquia hindu não existe mais e muitos questionam a continuidade de uma tradição com laços tão fortes com a anterior forma de governo. O Nepal é agora uma república democrática no processo de elaboração da sua própria constituição, o que tem causado vários protestos.
A carinha dela era de exausta e dos pais de orgulhosos... no final do dia, tinha uma Lua quase cheia, linda, e estávamos em um outro pátio, veio uma saudade com cheirinho de Monte Azul, cachorro latindo, crianças gritando..saudade, de um (quase) tudo..saudade, parecia que estavas ali só para o final de semana, mas tá longe de findar, quero mesmo que seja longo.
Segunda tivemos outro dia de protestos por causa da constituição que está se formando, e ninguém foi trabalhar de carro... e muitos nem foram trabalhar...
Ontem dia 17 de Maio, Lua Cheia, aniversário de 2555 anos do nascimento do Sr. Buddha, aqui foi feriado, fui com a Irina, mãe do Roman ( facilitador dessa viagem), a um asharam do Osho, não conheço nada dele, e em algum tempo atrás torceria o nariz, mas foi bom ter ido e meditado onde estão as suas cinzas.
De noite, tinha Concerto para Lua Cheia ou Jazz, fiquei balançada mas acabei indo no Jazz encontrar a galera, e sobrou até para mim dar uma cantadinha em Garota de Ipanema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário